sábado, 14 de janeiro de 2012

Prefeito de Acopiara debate com moto-taxistas regulamentação da categoria

O prefeito de Acopiara Antônio Almeida Neto participou na última quinta-feira, 06 de janeiro, de uma importante reunião com centenas de moto taxistas para discutir sobre a regularização da categoria e aplicação de medidas visando à segurança e organização do trânsito no município.
A reunião aconteceu no CETEC, onde Antônio Almeida junto com o superintendente de trânsito, Cap. Joseli Julião explicaram a necessidade de adotar novas medidas como uso do colete com faixas refletivas, cadastro do moto taxista junto a STTRANS, uso do capacete do condutor e passageiro nas mesmas cores do colete, demarcação de postos de moto-táxis no centro e periferia da cidade e adesivagem de motos com a numeração de cadastro junto ao órgão.
O Capitão Julião explicou que estas medidas visam garantir a segurança tanto do moto-taxista quanto do passageiro, evitando deste modo que trabalhadores sejam confundidos com bandidos já que muitas ações foram registradas nos últimos anos entre assaltos, furtos e entrega de drogas, com suspeitos usando coletes de moto-táxis.
Antônio Almeida também assegurou que a prefeitura enviará um projeto de lei à Câmara de Vereadores para regulamentação da categoria, onde estes trabalhadores passarão a ter os mesmos direitos dos que hoje já são formalizados, como pensões, seguro desemprego, férias, entre outros benefícios. O prefeito também afirmou que a administração vai buscar uma parceria para conceder auxílio financeiro aos moto-taxistas que ainda não têm carteira de habilitação, para que estes possam ter condições de participar da comissão de habilitação e terem suas carteiras emitidas.
No entanto, o prefeito assegurou que todas estas mudanças terão prazo, assim garantindo que todos tenham tempo hábil de se adaptarem as novas regras. O gestor também tirou dúvidas, respondendo aos questionamentos dos moto-taxistas e acatou sugestõespara o funcionamento dos postos de moto-táxis a serem instalados, e ainda afirmou que está buscando parcerias junto com empresários por meio da CDL para o financiamento destes locais de atendimento.
Na quarta-feira, 05, o prefeito já havia também se reunindo com alguns empresários filiadosa CDL, e também com o presidente da entidade, Ricardo Ribeiro, onde também foram apresentadas as propostas de organização da categoria e da regulamentação de funcionamentos dos postos de moto-táxi, onde a Prefeitura se responsabilizará por metade dos custos e os empresários locais que tenham interesse em divulgar suas marcas entrariam na parceria para financiamento tanto do colete que deve ser padronizado e/ou dos novos postos a serem implantados.
Ouvidos, muitos moto-taxistas disseram serem favoráveis as novas medidas, já que estas irão trazer mais segurança e a concessão de benefícios que antes a classe não tinha.
“Eu achei que esta reunião foi excelente, tirou nossas dúvidas, muito importante porque vai regularizar a gente e principalmente porque o prefeito garantiu não vai haver prejuízo para ninguém, a gente só tem agradecer o incentivo do prefeito, afirmou o senhor Paulo, um dos moto-taxistas presentes na reunião.
Participaram ainda do evento o secretário de cultura, esporte e juventude, Robson Almeida, os vereadores, Moreirinha, Cicero Ramos, Cicero Teixeira e Delany Gurgel, o assessor jurídico da STTRANS, Dr. Régis Araújo, entre outros.